Home / Curiosidades / GTA V está sendo usado para “treinar” carros sem motoristas

GTA V está sendo usado para “treinar” carros sem motoristas

Não, você não leu errado! Estudantes do MIT estão usando o GTA V para “treinar” carros sem motoristas a dirigirem sozinhos. Nesse momento, a única coisa que deve estar passando em sua cabeça é: “logo GTA, o jogo em que nenhuma lei de trânsito é respeitada?”. Calma que eu já te explico.

De acordo com um post no blog MIT Technology Review, o game está ajudando o projeto a reconhecer a pista, os pedestres, postes, outros carros e por aí vai. Todas as coisas que um carro interage no mundo real.

“Os pesquisadores criaram um software que identifica esses objetos do jogo, e geram dados que podem alimentar um algoritmo de aprendizado. Esse algoritmo fica responsável por ‘ensinar’ o carro. Fazendo com que ele identifique pedestres, por exemplo, tanto no GTA, quanto na vida real”.

Outro ponto que favorece o uso do game, é que se essa simulação fosse feita na vida real, seria necessário um volume gigantesco de imagens de ruas de verdade, para coletar todos os tipos de dados que o jogo já fornece prontos.

Curtiu essa pesquisa? Dê uma olhada no software do carro sem motorista em ação, no próprio GTA:

Confesso que ele dirige bem melhor que eu!

Comentários

Sobre Thiago Garcia

Viciado em séries, games e filmes, tem 23 anos e não sabe escrever sobre si mesmo. Também adora comprar livros e quadrinhos, só não tem muito tempo para ler. E como você pode ver, já tirou selfie com a Estátua da Liberdade.

Confira também

IMDb | 10 séries mais populares de 2016

Em um ano repleto de séries, Netflix e HBO foram as empresas que se destacaram …